terça-feira, 21 de abril de 2009

Juventus de Turim é punida por insultos racistas


Nesta segunda-feira a equipe da Juventus de Turim foi condenada a disputar um jogo com portões fechados, por causa de insultos racistas feitas ao jogador da Internazionale de Milão, o atacante Mario Balotelli, na partida de sábado válida pelo Campeonato Italiano.

Mais uma vez este episódio marca o futebol europeu, caso este que esta acontecendo com muita freqüência nos últimos anos, como no Campeonato Espanhol, da temporada 05/06, quando Samuel Eto´o foi insultado de “macaco” pelos torcedores da equipe espanhola, o Zaragoza. O jogador camaronês ameaçou abandonar o campo, se sentindo, como todos presenciando aquele momento, indignação. Esses casos do preconceito racial envolvendo torcedores e os jogadores afetou também ao craque Ronaldinho Gaúcho, que ainda atuava no Paris Sant German. No momento em que foi cobrar o escanteio, Ronaldinho, atualmente no Milan, foi insultado pelos torcedores rivais, jogando objetos no mesmo.

A punição imposta pela Fifa é considerada muito leve, diante da gravidade do assunto, pela falta de respeito á honra do jogador. A punição mais freqüente nestes casos é o mesmo que ocorreu no jogo entre Juventus e Inter de Milão, impedindo a equipe causadora dos insultos de jogar em seu estádio com os portões fechados.

O presidente da Inter, Massimo Moratti declarou que se estivesse no estádio, iria retirar seu time de campo em forma de protesto, e afirma não concordar com a punição imposta.

Você acha correto punir uma equipe de futebol quando ofensas racistas são feitas pelo torcedor á algum jogador em campo? Se sim, qual a punição que você iria impor? Multa? Jogos com portões fechados? Não jogar em casa por algumas rodadas? Comente sua opnião.

Campeonato Italiano - A Inter empatou com a velha senhora por 1 a 1, num jogo igual, sem muitas chances de gol. Mesmo com o empate a Inter segue líder, 10 pontos á frente do Milan, que goleou o Torino por 5 a 1, com show de Fillipo Inzagui, que marcou 3 gols, dividindo a segunda colocação com a Juve. Já a outra grande italiana segue decepcionando e está numa péssima sexta colocação, mesmo vencendo o Lecce por 3 a 2. Ninguém consegue parar a Inter, que já está com uma mão no Scudetto.

1 comentários:

Anônimo disse...

A Roma a muito tempo que não é grande