Marcos, do Palmeiras, e Rogério Ceni, do São Pauo, os dois melhores goleiros do Brasil dos últimos tempos. Os dois já foram campeões de tudo, inclusive o de campeão do mundo pela seleção brasileira no ano de 2002.
Marcos teve sua melhor fase nas temporadas de 1999 até 2002, conquistando pelo alviverde imponente a Libertadores da América, sendo o primeiro goleiro a ser considerado o melhor jogador da competição. Teve grandes momentos, grandes defesas que marcaram história, como no famoso penalti, também na Taça Libertadores da América de 2000, batido por Marcelinho Carioca, maior ídolo do principal rival, o Corinthians, os eliminando do torneio.
São Marcos, como foi apelidado, teve sua pior fase no começo do ano de 2003, que ficou marcado num jogo da Copa do Brasil, contra o Vitória da Bahia, onde o Palmeiras foi goleado por 7 a 2 em pleno Palestra Italia. Num dos gols dos baianos, o santo foi dar um bico na bola, e acabou furando. No restante do ano brilhou no campeonato brasileiro da série B, subindo com o Palmeiras. Sua carreira foi marcada por muitas contusões, por problemas no punho. Atualmente está passando por uma boa fase, disputando a Libertadores, e nas fases finais do Campeonato Paulista, em busca do bi campeonato.
Já o goleiro artilheiro Rogério Ceni também teve muitas glórias, muitos títulos, chegando a ser campeão do mundo pelo São Paulo. Teve momentos marcantes como na final do Mundial FIFA 2005, onde numa cobrança perfeita do meio campista Steve Gerrard, no ângulo, Rogério fez uma linda ponte, realizando um defesa importantíssima, evitando o empate da equipe inglesa.
Esta marcado em toda a história do futebol mundial, inclusive no famoso Guiness Book, como o goleiro que marcou mais gols em toda a história do futebol mundial, superando o paraguaio Chilavert. Rogério, como o goleiro palmeirense, ficou marcado por um gol sofrido, e por coincidência, pelo Palmeiras, num golaço do meio campista Alex, atualmente no Fenerbach da Turquia, chapelando o goleiro tricolor.
Ambos os goleiros tomaram atitudes que deveriam ser seguidas por muitos jogadores profissionais, e que atualmente não existe mais: o amor a camisa. Rogério Ceni e São Marcos tiveram a oportuniade de vestirem a camisa dos grandes times da europa, principalmente no caso do goleiro palestrino, que mostrou o amor a camisa ao deixar a equipe do Arsenal, da Inglaterra, de lado para jogar a segunda divisão no Palmeiras, e no caso de Rogério Ceni que rejeita qualquer proposta feita a ele. Raça é um fator que não falta aos dois, principalmente ao goleiro artilheiro, que em muitas vezes fez questão de jogar, mesmo sem condições.
Atualmente, Marcos que ficou mais de um ano parado por conta das contusões, está jogando normalmente, dando pinta que já está recuperado 100%, já para o goleiro são paulino, que nunca teve uma lesão grave, infelizmente se contundiu gravemente, ameaçando ficar até seis meses fora do futebol.
sábado, 18 de abril de 2009
Os altos e baixos de Marcos e Rogério
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário